Existem diversas vantagens e benefícios na utilização do gás natural, uma delas é a versatilidade. Por esse motivo, separamos algumas de suas utilidades em diferentes segmentos.


Indústria Alimentícia

Por ser puro e ausente de contaminantes, o gás natural pode ser usado diretamente nos fornos. Esse uso oferece maior eficiência e aproveitamento de energia térmica liberada pela queima do gás. Além disso, o gás natural é um grande aliado tanto para a higienização de produtos quanto para a cocção.

O gás natural gera vapor, que evita a formação de crostas nos tubos, assegurando um ambiente isento de fuligem e com menos gastos de manutenção.

Pode substituir fornos elétricos, diminuindo custos de energia e manutenção. O gás propicia um melhor controle na temperatura interna, refletindo em uma produção homogênea e de qualidade assegurada.




Indústria Automobilística

Na indústria automobilística, o gás natural pode ser utilizado em maçaricos de acabamento, shell molding, estufas de secagem de moldes, fornos de tratamento térmico e caldeiras, entre outros.

Substituindo o óleo combustível, o gás natural oferece maior qualidade ao acabamento e à secagem da pintura. Por meio da queima direta, confere mais homogeneidade à temperatura interna da estufa. Além disso, o gás natural não produz fuligem.




Metalurgia

Na indústria metalúrgica, o gás natural pode ser utilizado em fornos de tratamento térmico, estufas de secagem, estufas litográficas e equipamentos de corte de chapa. Além disso, seu uso também pode ser aplicado em fornos de fusão e espera de metais não ferrosos e na geração de atmosfera controlada (oxidante/redutora).




Papel e Celulose

O gás natural pode substituir os derivados de petróleo e trazer vantagens operacionais e ambientais para a empresa.

No setor de papel e celulose, ele pode ser utilizado nos processos de calcinação, geração de vapore secagem de polpa. No último caso, o gás natural pode aumentar significativamente o rendimento do processo, já que é um combustível isento de contaminantes, sendo possível utilizá-lo diretamente na secagem da polpa.




Siderurgia

O gás natural pode ser empregado na maioria dos processos utilizados para obtenção de produtos siderúrgicos, desde a preparação de matérias-primas até a injeção no alto-forno, processos de laminação, tratamento térmico, reaquecimento e sinterização.

O uso do gás natural no tratamento térmico e nos fornos de fusão proporciona mais homogeneidade e velocidade ao aquecimento, diminuindo os custos e o consumo de energia.

Nos fornos de reaquecimento de lingotes e placas, por exemplo, a utilização do gás natural proporciona menores perdas de material e melhoria das condições operacionais do forno.

Quando injetado nos fornos elétricos a arco, propicia uma redução no consumo de energia elétrica, diminuindo o tempo necessário para a fusão da carga.




Têxtil

Na indústria têxtil, o gás natural pode ser utilizado para suprir as necessidades térmicas, com vantagens técnicas e econômicas, em relação a outras fontes de produção de vapor para tingimento, estampagem e polimerização dos tecidos.

Além disso, nas operações de pré-tratamento e secagem, pode ser usado diretamente, em razão do alto grau de pureza.




Vidro e Cerâmica

O gás natural pode ser usado desde a preparação da matéria-prima até a queima final para sinterização e vitrificação das peças, pois contém alto poder calorífico e boa temperatura de chama.

Ele é aplicável na produção desde a louça comum até a porcelana vitrificada, possibilitando a automação completa dos sistemas de combustão e otimizando a queima das peças produzidas.

Quando utilizado como fonte de energia térmica para fornos de fusão de vidro, têmpera e requeima, o gás natural apresenta vantagens como melhor controle e equalização da temperatura, maior qualidade do produto e menores índices de refugo.

O gás natural possibilita ainda uma redução do consumo energético de quase 30% a partir da utilização do ar quente do forno para pré-secagem e aquecimento das peças, uma vez que é isento de resíduos e compostos corrosivos.

E aí, podemos ajudá-lo
a transformar o seu negócio?

Conte com uma consultoria exclusiva,
composta por técnicos especializados,
que vão orientá-lo sobre as melhores
opções para o seu estabelecimento.


Clique em Quero ser cliente que
em breve entraremos em contato.


Skip to content